Microsoft diz que erro de ano bissexto derrubou serviço on-line

Clientes da plataforma Windows Azure – o serviço de "computação na nuvem" da Microsoft – ficaram fora do ar na tarde de terça-feira (28). O motivo, segundo Bill Laing, executivo responsável pelo Azure, pode ter sido um erro de cálculo no ano bissexto. "Embora a identificação da causa final ainda esteja em progresso, o erro parece ter acontecido devido a um cálculo de tempo incorreto para o ano bissexto", escreveu Laing em um blog oficial da Microsoft.

Serviços de "computação na nuvem" como o Azure buscam substituir a infraestrutura local de tecnologia das empresas, permitindo que clientes adquiram mais recursos de processamento de forma rápida e barata, conforme o necessário.

Entre os serviços que foram comprometidos pela queda do Azure está o G-Cloud, uma plataforma de serviços usada pelo governo do Reino Unido. O G-Cloud foi lançado no início de fevereiro.

De acordo com o site "The Register", a Microsoft informou aos clientes que houve um "problema em um certificado" que iniciou quando o sistema começou a trabalhar com a data de 29 de fevereiro.

Devido a diferenças de fuso horário, problemas começaram ainda no dia 28 para alguns clientes e se estenderam até pelo menos o final do dia 29, enquanto a Microsoft gradualmente instalava uma atualização que consertava o erro de cálculo.

Não é a primeira vez que a Microsoft enfrenta problemas com anos bissextos. Em 2008, o Zune – tocador de música portátil da Microsoft – deixou de funcionar no dia 31 de dezembro. O sistema travava devido ao dia ser o 366° do ano. O aparelho voltou a funcionar no dia primeiro de janeiro de 2009.

 
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